Protesto por bebês que morreram após serem atendidos na UPA de São João da Boa Vista é realizado

Foi realizado na noite desta segunda-feira (05) um protesto em luto pelos dois bebês (Anthony Gabriel Dias, de 2 meses e 7 dias e Maite Sossai Bueno de 2 meses) que morreram após serem atendidos na Unidade de Pronto Atendimento de São João da Boa Vista-SP. O ato teve início às 18h, em frente à Prefeitura de São João da Boa Vista e contou com caminhada até a Câmara Municipal da cidade. O ato foi acompanhado pela Polícia Militar.
Tudo começou nas redes sociais onde as duas famílias começaram a contar as histórias de como haviam sofrido estas enormes perdas. Anthony Gabriel Dias, faleceu no sábado (3) em decorrência de bronquiolite. Segundo familiares, ele havia sido atendido e liberado duas vezes pela equipe médica da unidade antes do óbito. O corpo foi sepultado no domingo (4). A família afirma que houve negligência no atendimento e pretende registrar um boletim de ocorrência nesta terça-feira (6), além de buscar medidas legais para que o caso seja investigado.
Maitê Sossai Bueno, morreu após passar quatro vezes por atendimento na mesma unidade no dia 30 de abril. A família relatou que a bebê sofreu pelo menos seis paradas cardíacas antes de falecer. Ambos os bebês foram diagnosticados com bronquiolite, inflamação respiratória geralmente causada pelo vírus sincicial respiratório, que afeta principalmente crianças pequenas.
Durante a manifestação, os populares comovidos e indignados com a situação pediram as seguintes mudanças:
- Encaminhamento imediato para unidades especializadas em casos graves;
- Que nenhuma criança seja mandada de volta para casa sem diagnóstico claro e providências médicas efetivas;
- Melhoria no atendimento da rede pública de saúde.
Em nota a prefeitura lamentou profundamente o ocorrido, ela ainda afirmou que as doenças respiratórias têm aumentado neste período do ano e que os casos serão investigados para que tais fatalidades não voltem a acontecer.
Fonte: Onda Poços
Qual é a sua reação?






