Mudanças do funeral de Papa Francisco

Abr 23, 2025 - 07:46
 0  27
Mudanças do funeral de Papa Francisco

   O funeral do Papa Francisco, (Jorge Mario Bergoglio), que morreu nesta segunda-feira, 21, em Roma aos 88 anos, será diferente dos de seus antecessores — por mudanças promovidas pelo próprio papa falecido.

   Francisco era conhecido por sua humildade e dedicação a igreja. Por escolha própria, ele recusou-se a morar no apartamento privado dos papas no Vaticano, escolhendo assim residir em um quarto na casa de hóspedes de Santa Marta.

   Em abril de 2024, Francisco aprovou a nova edição do livro litúrgico para os funerais papais, o "Ordo Exsequiarum Romani Pontificis" (Rito do Funeral do Romano Pontífice), no qual deu novas diretrizes sobre como os funerais dos chefes da Igreja Católica deveriam ser realizados. Confira:

   Ideia principal: mostrar que o funeral do pontífice é o de um pastor e discípulo de Cristo, e não o de um poderoso deste mundo.

   Apenas um caixão: Anteriormente era em três (eles diziam que assim se criava uma cobertura hermética ao redor do corpo) que se uniam em um único. O de Francisco será um de madeira com revestimento de zinco.

   Mudanças no processo conhecido como três estações: Primeira- Agora a confirmação da morte do papa é feita em uma capela particular e não em sua residência, como acontecia até então.

   A confirmação da morte de Francisco inclui o ritual de três golpes com um pequeno martelo na cabeça do falecido, que deve ser realizado pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, que oficia como camerlengo, a mais alta autoridade do Vaticano quando o papa morre.

   Farrell deve chamar Francisco pelo primeiro nome três vezes. Se este não responder, ele deve dizer as palavras oficiais: "Vere papa mortuus est" ("Verdadeiramente, o Papa está morto") e o anel papal é destruído. O corpo deve ser colocado imediatamente no caixão.

   Na segunda estação o corpo ficaria em uma plataforma elevada coberta de veludo na qual o corpo do falecido papa era colocado durante a exposição aos fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano , agora o corpo do papa ficará em seu caixão, sem seu bastão — outra mudança — à vista de todos os fiéis que desejam se despedir dele. Esse processo geralmente leva três dias.

   Antes da missa de funeral, de preferência na noite anterior, as autoridades do Vaticano selarão o caixão.

   A missa de funeral é o primeiro dia dos Novemdiales (ou Nove Dias Santos), que são as missas celebradas durante nove dias consecutivos pelo descanso eterno do pontífice falecido.

   Na terceira estação, o falecido papa é enterrado. Francisco mostrou-se desejoso inclusive em seu testamento, que gostaria de ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, localizada em Roma, fora do Vaticano.

   Este lugar tinha um significado especial para o falecido pontífice: antes e depois de muitas de suas 47 viagens apostólicas, Francisco rezou diante da imagem da Virgem conhecida como "Salus Populi Romani" ("Protetora do Povo Romano").

   Ele também pediu que seu túmulo fosse simples, sem nenhuma decoração específica e com a única inscrição: Franciscus", acrescentou.

   Os nove dias de luto após o enterro do papa continuam. Depois disso, começam os preparativos para o conclave, que geralmente ocorre 15 dias após a morte do pontífice.

Fonte: G1

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow