EPR Sul de Minas entrega obra de melhoria viária na travessia urbana da BR-459 em Congonhal

EPR Sul de Minas entrega obra de melhoria viária na travessia urbana da BR-459 em Congonhal

A concessionária EPR Sul de Minas oficializou, nesta terça-feira (9), a conclusão da obra de melhoria viária na travessia urbana da BR-459, em Congonhal. O prefeito Rubens Vilela Júnior participou do encontro em que a empresa comunicou a entrega. Segundo a concessionária, motoristas e moradores já contam com uma passagem mais segura, revitalizada e com reforço na sinalização.

As intervenções foram definidas a partir de diálogos entre a EPR, lideranças locais e órgãos públicos como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Polícia Militar. O objetivo principal foi reduzir conflitos entre o tráfego urbano e rodoviário.

Entre as obras realizadas estão a pavimentação e a restauração da sinalização horizontal, a implantação de novas faixas de pedestres, a instalação de 40 placas verticais e a criação de pontos específicos de travessia e retorno. Também foram implantadas lombadas, reorganizado o fluxo de veículos e colocados 600 balizadores ao longo do trecho.

Para orientar os condutores sobre a nova configuração da via, equipes da concessionária realizaram ações educativas em Congonhal. A proposta foi reforçar a importância do respeito à sinalização e aos limites de velocidade.

“A principal missão da concessionária é garantir uma mobilidade mais segura para todos, contribuindo para a prevenção de acidentes, para a preservação da vida, também para o desenvolvimento econômico da região. Agora, é importante que os usuários se atentem e respeitem a nova sinalização implantada em toda sua extensão”, afirmou a diretora-executiva da EPR Sul de Minas, Érica Kawatake.

Com a entrega em Congonhal, a empresa conclui mais uma etapa das obras de melhoria na malha viária regional. Atualmente, a EPR Sul de Minas também executa frentes de reparo no pavimento, reforço da sinalização e ampliação da capacidade, especialmente na MG-290.