Câmara de Andradas concede Título de Honra ao Mérito a Cláudio Couto.
Projeto de Decreto Legislativo nº 09/2025, de autoria do vereador Luiz Gustavo Gonçalves Xavier, foi aprovado por unanimidade.
A Câmara Municipal de Andradas aprovou, por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo nº 09/2025, de autoria do vereador Luiz Gustavo Gonçalves Xavier, que concede o Título de Honra ao Mérito ao músico, compositor, designer gráfico e professor Claudio Couto, em reconhecimento à sua contribuição cultural e artística para Andradas e toda a região.
Nascido em 22 de agosto de 1972, em São Caetano do Sul (SP), Claudio Rodrigues do Couto mudou-se para Andradas ainda na infância, no início de 1982, onde construiu sua vida pessoal e profissional. Filho de Luzia Rodrigues do Couto e José Luiz do Couto (ambos falecidos), é o mais velho entre quatro irmãos e, desde cedo, mostrou talento e sensibilidade para a arte e a música.
Formado como técnico em Química pela E.E. Alcides Mosconi em 1990, Cláudio é um autodidata apaixonado pela música, tendo iniciado seus estudos aos 14 anos. Com apenas 18 anos, começou a tocar profissionalmente como baixista na banda Supersom Montanhês, de Andradas.
Estudou teoria musical, harmonia e técnicas de guitarra com o professor Carlos Natalino Donizete, além de violão clássico e popular com Gilmar França e canto lírico com o cantor Marco Aurélio Compri. Sua carreira foi marcada por uma intensa dedicação à música e à formação de novos talentos, atuando como professor de violão, guitarra e contrabaixo no Centro Cultural de Andradas entre 1998 e 2014, e na AACA (Associação dos Amigos da Cultura de Andradas) desde 2014.
Cláudio também se destacou como compositor, ficando entre os finalistas do Festival da Canção de Andradas de 2001 com a música “De um Certo Despertar”, e como produtor musical e gráfico em diversos projetos regionais. Foi cofundador do grupo Aramatá e integrou o projeto De Esquina com Minas, além de ter trabalhado com artistas como Anderson Martins, Nilza Salvi, Dimi Zumque, Mariana Macedo, Wilson Teixeira e Ito Moreno.
Em 2021, lançou o documentário “Ciganos – um povo e sua história em Andradas”, além de dirigir e produzir seu trabalho autoral “Arrumando a Casa”, cujo videoclipe foi lançado em 2025. No mesmo ano, passou a integrar a banda Mensageiros do Rock, reforçando sua presença na cena musical andradense.
Além de artista multifacetado, Cláudio é também autor do livro didático “Método Prático de Violão e Guitarra: Módulo I” (2019), consolidando sua atuação como educador musical e referência para novos instrumentistas.
Ao conceder o Título de Honra ao Mérito, a Câmara de Andradas reconhece em Cláudio Couto um símbolo da cultura andradense: um artista que uniu talento, sensibilidade e dedicação à valorização da música, da arte e da identidade cultural do município.
Fonte: Portal da Cidade Andradas





