Vereador de Três Corações protocola projetos para retirada de homenagens a Pelé

Fev 7, 2025 - 15:19
 0  27
Vereador de Três Corações protocola projetos para retirada de homenagens a Pelé
Estatua em homenagem ao eterno jogador brasileiro Pelé em Três Corações

O maior jogador de futebol de todos os tempos faleceu em 29 de dezembro de 2022, mas ainda é visto por muitos brasileiros com muito carinho, como é o exemplo de sua cidade natal. A cidade tem muito orgulho dos feitos de Pelé, então, por sua vez, o município mineiro conta com várias menções e homenagens ao jogador. Edson Arantes do Nascimento tem suas conquistas imortalizadas em uma estátua de 12 metros de altura, localizada às margens da Rodovia Fernão Dias, na entrada de sua cidade natal. A grandiosidade da escultura simboliza a imensa importância de um rei que jamais perde sua majestade.

Mas um vereador da cidade vem causando discordâncias, pois protocolou um projeto de lei para a retirada de todas as homenagens presentes na cidade reverenciando o jogador. Seu nome está gravado em vários pontos da cidade de cerca de 78 mil habitantes, como a Casa Pelé com a estátua da mãe, Dona Celeste, a Praça Pelé, o ginásio Pelezão, o estádio municipal Rei Pelé e a avenida Rei Pelé.

No entanto, essas três homenagens podem ser retiradas. O vereador Ricardo Ferreira, conhecido como Ricardinho do Gás, do partido avante, protocolou na Câmara Municipal três projetos de lei propondo a troca dos nomes dos locais dedicados a Pelé.

Caso os projetos sejam aprovados, o Ginásio Pelézão voltaria a se chamar Ginásio Vilelão, a Avenida Rei Pelé retomaria o nome do deputado Renato Azeredo, e o Estádio Municipal Rei Pelé voltaria a ostentar o nome Elias Arbex em sua fachada. O vereador pretende levar a proposta para votação na próxima sessão, marcada para 10 de fevereiro. Já o artista plástico Fernando Ortiz, que era diretor municipal de cultura na época das homenagens, defende a manutenção dos nomes em tributo a Pelé, ressaltando a importância do Rei do Futebol tanto para a cidade quanto para os turistas.

O vereador Ricardo Ferreira, do Avante, explicou que os projetos de lei foram apresentados devido a uma suposta falta de respeito com as pessoas que tiveram seus nomes vinculados aos locais e também com aqueles que realizaram as homenagens. Por sua vez, o presidente da Câmara, Wesley Dardac, do Podemos, informou que os projetos foram encaminhados para análise da Comissão de Constituição, Redação, Justiça e Cidadania da Casa. Se a comissão aprovar, os projetos seguirão para discussão e votação no plenário. Caso contrário, serão arquivados. A Prefeitura de Três Corações optou por não se manifestar sobre o assunto.

 

 

 

 

 

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow