última semana de julho no Sul de Minas será marcada por frio e pouca umidade

última semana de julho no Sul de Minas será marcada por frio e pouca umidade
Poços de Caldas (MG) — Foto: Júlia Reis/g1

A última semana de julho promete ser de frio e ar seco no Sul de Minas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Climatempo, a região será impactada por dois alertas que indicam baixa umidade do ar e declínio nas temperaturas nos próximos dias.

O primeiro aviso, com grau de severidade de perigo potencial, é válido até as 22h de domingo (27) e alerta para a umidade relativa do ar variando entre 20% e 30%. Esse índice representa risco moderado à saúde, principalmente para grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos, além de risco baixo de incêndios florestais.

Já o segundo alerta, também do Inmet, entra em vigor às 23h59 de domingo (27) e segue até as 10h da terça-feira (29). O órgão meteorológico prevê uma queda nas temperaturas entre 3°C e 5°C, o que pode representar leve risco à saúde, especialmente durante as madrugadas e manhãs.

A Climatempo indica ainda a possibilidade de chuva isolada na segunda-feira (28) em alguns municípios da região. A partir de terça, o ar seco volta a predominar e o frio deve se intensificar, com mínimas próximas a 5°C em cidades como Poços de Caldas e Pouso Alegre.

A orientação dos especialistas é para que a população redobre os cuidados com a hidratação e evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, período de maior incidência de radiação UV. Em relação ao frio, recomenda-se atenção especial com roupas adequadas, principalmente para crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.