Capivaras 'verdes' são flagradas em reservatório na Argentina;

Imagens de capivaras cobertas por um tom verde intenso chamaram atenção no reservatório da represa de Salto Grande, província de Entre Ríos, no centro-sul da Argentina.
Segundo especialistas, o fenômeno está ligado à proliferação de cianobactérias no rio Uruguai, que separa algumas províncias do país.
As fotos viralizaram nas redes sociais e levantaram dúvidas sobre a origem da coloração. Inicialmente, algumas especulações sugeriam que os animais estivessem cobertos por tinta ou alguma substância artificial.
No entanto, ainda de acordo com especialistas, a causa está na proliferação excessiva dessas bactérias, que tendem a se espalhar em águas paradas e quentes, justamente como as do reservatório.
Segundo a imprensa local, a proliferação de cianobactérias tem sido registrada em vários trechos da bacia do rio. O fenômeno é impulsionado pelas altas temperaturas, baixa vazão e acúmulo de nutrientes como fósforo e nitrogênio, provenientes de atividades agrícolas e do despejo de resíduos.
Em um comunicado, a Comissão Administradora do Rio Uruguai (CARU), órgão que regula o uso do rio entre Argentina e Uruguai, alertou que as algas podem liberar toxinas prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.
Isso porque o contato com a água contaminada pode causar irritações na pele, problemas gastrointestinais e, em casos mais graves, até afetar órgãos internos.
Contudo, até o momento, segundo o jornal argentino "El Clarín", mesmo com a coloração anormal da água e a presença das algas, não houve interdição oficial das praias no local.
Confira o vídeo no link abaixo:
https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2025/02/12/capivaras-verdes-argentina.ghtml
Fonte: https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2025/02/12/capivaras-verdes-argentina.ghtml
Imagem:
Qual é a sua reação?






