Prefeito envia à Câmara projeto de lei que encerra o uso de charretes

O prefeito Paulo Ney encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que propõe o fim do transporte turístico por tração animal no município.
A medida visa a proteção animal, os animais não serão deixados sem aparo, eles poderão ser destinados a abrigos, instituições ou santuários reconhecidos, com garantia de cuidados dignos e contínuos.
O Projeto também prevê ajudar os charretistas registrados junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, eles terão direito a auxílio financeiro, além de programas de requalificação, capacitação, assistência social e acesso facilitado ao crédito, com o objetivo de facilitar sua reinserção no mercado de trabalho formal.
A carruagem elétrica desenvolvida através do programa Poços + Inteligente, fruto de uma parceria entre a DME, Prefeitura Municipal, PUC Minas e IFSULDEMINAS é uma das alternativas para substituir as carroças tradicionais.
A construção da carruagem elétrica envolveu licitação para compra de equipamentos e visitas técnicas a fabricantes de charretes tradicionais e fornecedores de kits de motorização e baterias.
A extinção definitiva do serviço de charretes de aluguel ocorrerá 90 dias após a publicação da nova lei, caso aprovada pelo Legislativo. O prazo foi estipulado para garantir tempo suficiente para avaliação dos vereadores e para que os charretistas possam se adequar à nova realidade com apoio do poder público.
Fonte: Jornal Mantiqueira
Qual é a sua reação?






