PF e Ministério da Agricultura fiscalizam indústrias de bebidas após casos de intoxicação por metanol

PF e Ministério da Agricultura fiscalizam indústrias de bebidas após casos de intoxicação por metanol

A Polícia Federal e o Ministério da Agricultura e Pecuária deflagraram, nesta sexta-feira (3), uma operação de fiscalização em indústrias de bebidas em diferentes estados, em meio ao aumento de casos de mortes e intoxicação por metanol no Brasil.

Na região, uma das empresas inspecionadas fica em Poços de Caldas. Outras ações foram realizadas em indústrias localizadas em Campinas (SP) e em Santa Catarina.

Durante a operação, os agentes coletaram amostras de produtos produzidos e armazenados nas fábricas, que agora serão encaminhadas a laboratórios para análises químico-sanitárias. O objetivo é verificar a conformidade dos insumos utilizados, identificar possíveis substâncias proibidas ou em concentrações acima do permitido por lei, além de avaliar a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela fabricação ou manipulação.

De acordo com a PF, o foco da ação é garantir a segurança dos consumidores e coibir a circulação de bebidas adulteradas. O metanol, também chamado de “álcool da madeira” é uma substância altamente tóxica, de odor semelhante ao álcool etílico, o que torna praticamente impossível sua identificação visual ou olfativa quando misturado a bebidas alcoólicas. A ingestão pode causar graves danos à saúde, incluindo cegueira e morte.