Junho: Mês mundial de conscientização sobre a infertilidade

Junho é o mês mundial de conscientização sobre a infertilidade, tema que ainda carrega muitos tabus. Contrariando a antiga crença de que a mulher que é a infértil, a OMS afirma que a infertilidade afeta homens e mulheres de forma equilibrada, sendo causada por fatores masculinos, femininos ou ambos, além de casos sem causa aparente. A partir de 35 anos, a fertilidade da mulher diminui de forma mais acentuada, tornando essencial procurar ajuda médica o quanto antes.
Para casais que estão a mais de 12 meses tendo relações sexuais sem o uso de preservativos, anticoncepcionais e sem doenças aparentes, a infertilidade pode ser considerada uma opção. Antes de tudo, é necessário procurar ajuda médica, pois pode ser algo de fácil solução. Além disso, hoje as tecnologias estão cada dia mais precisas e úteis.
Você conhece as novas opções que a ciência pode oferecer?
Entre os tratamentos estão a inseminação artificial, a fertilização in vitro (FIV) e a injeção intracitoplasmática de espermatozoide (ICSI).
Apesar dos avanços tecnológicos, como o teste genético dos embriões, o monitoramento por inteligência artificial e o acompanhamento em tempo real, o fator humano e o apoio psicológico continuam fundamentais. Com persistência e acompanhamento adequado, a maioria dos casais consegue realizar o sonho de ter filhos.
Fonte: O Tempo
Qual é a sua reação?






