Governo lança programa Gás do Povo com distribuição gratuita de botijões para famílias de baixa renda
O governo federal lançou, nesta quinta-feira (4 de setembro), o programa Gás do Povo, que vai garantir botijão de gás gratuito a 15,5 milhões de famílias em todo o Brasil. A iniciativa busca ampliar o acesso a um item essencial na rotina das famílias de baixa renda e substituirá o atual Auxílio Gás, que transferia o valor em dinheiro.
Em Minas Gerais, mais de 1,2 milhão de famílias serão beneficiadas, atingindo cerca de 3,6 milhões de pessoas. A expectativa é de que apenas no estado sejam distribuídos 5 milhões de botijões por ano. O lançamento oficial contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento realizado no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, a maior comunidade de Minas, com aproximadamente 40 mil moradores.
Diferente do modelo anterior, o novo programa funcionará por meio da retirada direta do botijão em revendedoras credenciadas pelo Governo Federal. O benefício será concedido a famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo, e dará prioridade àquelas que já recebem o Bolsa Família.
A quantidade de botijões ao longo do ano será definida pelo número de integrantes de cada família: até três botijões anuais para famílias com dois membros, até quatro botijões para aquelas com três integrantes e até seis botijões para famílias com quatro ou mais pessoas. No total, o governo estima a distribuição de 65 milhões de botijões por ano em todo o país.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), a rede de distribuição já está organizada para dar início ao programa. “A partir de novembro, mais de 58 mil postos de revenda começarão a disponibilizar os botijões de gás”, afirmou.
O ministro também destacou o caráter social da medida. “Vocês verão pelas ruas, nas vilas, nos morros e nos aglomerados os postos de distribuição com a faixa ‘Aqui tem o Gás do Povo’. Isso é justiça social na veia. Vamos trabalhar para construir um país com desenvolvimento econômico, sustentabilidade e justiça social. Esse é o tripé que queremos deixar como legado”, declarou antes do evento com Lula.
Para facilitar o acesso, será lançado um aplicativo gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no qual os beneficiários poderão localizar as revendas credenciadas e acessar um vale eletrônico. Além disso, haverá a opção de retirar um vale impresso em agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas.





