Governo lança programa Gás do Povo com distribuição gratuita de botijões para famílias de baixa renda

Governo lança programa Gás do Povo com distribuição gratuita de botijões para famílias de baixa renda
Programa prevê a distribuição de mais de 5 milhões de botijões por ano. Foto: Flávio Tavares/O Tempo

O governo federal lançou, nesta quinta-feira (4 de setembro), o programa Gás do Povo, que vai garantir botijão de gás gratuito a 15,5 milhões de famílias em todo o Brasil. A iniciativa busca ampliar o acesso a um item essencial na rotina das famílias de baixa renda e substituirá o atual Auxílio Gás, que transferia o valor em dinheiro.

Em Minas Gerais, mais de 1,2 milhão de famílias serão beneficiadas, atingindo cerca de 3,6 milhões de pessoas. A expectativa é de que apenas no estado sejam distribuídos 5 milhões de botijões por ano. O lançamento oficial contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em evento realizado no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, a maior comunidade de Minas, com aproximadamente 40 mil moradores.

Diferente do modelo anterior, o novo programa funcionará por meio da retirada direta do botijão em revendedoras credenciadas pelo Governo Federal. O benefício será concedido a famílias inscritas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo, e dará prioridade àquelas que já recebem o Bolsa Família.

A quantidade de botijões ao longo do ano será definida pelo número de integrantes de cada família: até três botijões anuais para famílias com dois membros, até quatro botijões para aquelas com três integrantes e até seis botijões para famílias com quatro ou mais pessoas. No total, o governo estima a distribuição de 65 milhões de botijões por ano em todo o país.

Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), a rede de distribuição já está organizada para dar início ao programa. “A partir de novembro, mais de 58 mil postos de revenda começarão a disponibilizar os botijões de gás”, afirmou.

O ministro também destacou o caráter social da medida. “Vocês verão pelas ruas, nas vilas, nos morros e nos aglomerados os postos de distribuição com a faixa ‘Aqui tem o Gás do Povo’. Isso é justiça social na veia. Vamos trabalhar para construir um país com desenvolvimento econômico, sustentabilidade e justiça social. Esse é o tripé que queremos deixar como legado”, declarou antes do evento com Lula.

Para facilitar o acesso, será lançado um aplicativo gerido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), no qual os beneficiários poderão localizar as revendas credenciadas e acessar um vale eletrônico. Além disso, haverá a opção de retirar um vale impresso em agências da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas.