Brasileiros ficam presos em estrada do Chile após nevasca intensa no Atacama

Jun 26, 2025 - 14:57
 0  37
Brasileiros ficam presos em estrada do Chile após nevasca intensa no Atacama
Policiais chilenos em trecho da estrada tomada por nevasca onde brasileiros ficaram presos, a mais de 4.000 metros de altitude.Foto: Reprodução/Carabineros de Autofagasta

Ao menos 19 brasileiros permanecem presos desde a tarde desta quarta-feira (25) em uma estrada do norte do Chile, na região do Deserto do Atacama, em meio a uma forte nevasca, ventos intensos e visibilidade zero. O grupo, parte de um total de mais de 30 pessoas, está isolado no quilômetro 80 da Rota CH-27, a caminho do Passo Internacional Jama, a mais de 4.200 metros de altitude.

De acordo com informações locais, o comboio enfrenta temperaturas em torno de -7°C e uma camada de 10 centímetros de neve na pista. Os brasileiros estavam em um ônibus de turismo e passaram a madrugada dentro do veículo. Também estão presos no trecho ao menos três integrantes do Conselho de Povos Atacamenhos (CPA) e cinco caminhoneiros — o número exato de ocupantes dos caminhões ainda não foi confirmado.

A situação se agravou quando um dos caminhões perdeu o controle e bloqueou a via, impedindo a movimentação dos outros veículos. Além da neve, os ventos chegaram a 90 km/h, tornando as condições de resgate ainda mais complexas.

Sem comunicação e com frio intenso

Sem sinal de celular, os viajantes têm contado apenas com um telefone via satélite e meio tanque de combustível, o que permitiu contato com autoridades chilenas. Segundo informações do Comitê de Gestão de Risco de Desastres (Cogrid) de San Pedro de Atacama, uma operação de resgate foi acionada com policiais, bombeiros e especialistas em emergências de alta montanha.

A previsão é de que uma janela climática na manhã desta quinta-feira (26) permita a chegada de uma patrulha de resgate com agasalhos, alimentos e água potável. O trajeto até o ponto onde estão os brasileiros deve levar cerca de cinco horas.

Infraestrutura médica aguardando grupo

De acordo com o Cogrid, 18 camas e sete médicos já estão preparados para receber os resgatados. Até o momento, não há registro de feridos. Os turistas têm entre 13 e 79 anos.

O Passo Internacional de Jama, que liga o Chile à Argentina, ficou totalmente fechado na quarta-feira por conta das condições meteorológicas extremas.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow