Andradas avança na alfabetização infantil e supera média nacional, aponta Inep

Andradas avança na alfabetização infantil e supera média nacional, aponta Inep
Foto: Prefeitura de Andradas

O município de Andradas deu um importante salto na alfabetização de crianças e ultrapassou a média nacional, segundo dados divulgados neste mês de julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

De acordo com o levantamento, 75,04% das crianças do 2º ano do ensino fundamental foram consideradas alfabetizadas em 2024. Em 2023, esse índice era de 56,3%. O avanço coloca o município bem acima da meta estabelecida, que era de 60,22%, e confere a Andradas a 449ª posição entre os municípios mineiros.

O desempenho local acompanha a tendência positiva de Minas Gerais, que alcançou 72,07% de estudantes alfabetizados, posicionando-se em terceiro lugar no ranking nacional,  atrás apenas do Ceará (85,31%) e de Goiás (72,74%).

Entre os estados da Região Sudeste, Minas lidera com folga, ficando à frente do Espírito Santo (71,69%), São Paulo (58,13%) e Rio de Janeiro (55,25%).

No cenário nacional, a taxa de alfabetização das crianças ao final do 2º ano do fundamental foi de 59,2% em 2024, o que reforça o destaque de Andradas no panorama educacional brasileiro.

O resultado expressivo evidencia o impacto de políticas públicas educacionais no município e o comprometimento das escolas e profissionais da educação com a formação das crianças na fase mais decisiva do processo de aprendizagem.